Data Centers Koolsite

NOTÍCIAS

2 de Fevereiro de 2020

Koolsite desenvolveu solução global de facturação sem papel

A Koolsite® Soluções Informáticas, desenvolveu uma solução global que permite a emissão de facturas, o seu processamento e a recepção dos documentos entre os sujeitos intervenientes por meios exclusivamente electrónicos, sem recurso à utilização de papel.

O governo Italiano transpôs para a legislação nacional, com efeitos a 1 de Janeiro de 2019, a Diretiva 2014/55/UE que determina a obrigatoriedade de emissão e processamento de facturas sem recurso a papel. Itália foi o primeiro país europeu a transpor e implementar esta directiva no que concerne a privados, transposição que será futuramente alargada aos restantes países europeus.

Para dar cumprimento a esta obrigação, a Koolsite® Soluções Informáticas desenvolveu os componentes necessários na sua aplicação de facturação para emitir as facturas eletrónicas segundo as especificações técnicas definidas pela autoridade tributária italiana (Agenzie delle Entrate). As faturas são documentos em formato xml definidos por ficheiros xsd (schemas) específicos e, no seu conteúdo, incluem todos os elementos próprios das facturas. A implementação levada a cabo pelo governo Italiano dispõe dum sistema centralizado de distribuição das facturas entre os intervenientes, garantido a exatidão de cada factura e a sua receção por parte do destinatário. As entidades privadas e/ou os consumidores finais, recebem o documento xml que pode ser processado para extrair os elementos das facturas e integrá-los com os seus sistemas de gestão e de contabilidade.

A Koolsite® Soluções Informáticas desenvolveu, também a integração da facturação eletrónica com suas aplicações de Gestão e de Contabilidade para a emissão a recepção e contabilização automática de facturas em formato eletrónico a partir destas aplicações de negócio. Foram também desenvolvidos componentes para automatizar o envio e receção dos documentos com a plataforma de distribuição de facturas permitindo que todo o processo se realize sem necessidade de intervenção dos utilizadores das nossas aplicações. A plataforma de distribuição é fornecida através dum acordo com a Software Hub System e a integração via web services com a Koolsite® Soluções Informáticas foi certificada pela SIA (Società Interbancaria per l’Automazione), sociedade equivalente à SIBS em Portugal.

Sobre estes desenvolvimentos Edgar Alba Salas, administrador do grupo Koolsite®, salienta a importância da presença da empresa em vários mercados, nomeadamente o mercado europeu. Esta presença alargada permite que a empresa tenha condições para iniciar desenvolvimentos que mais tarde serão de extrema vantagem nos restantes mercados. Neste caso em concreto, tendo sido Itália o primeiro país a transpor a directiva europeia, tendo a Koolsite® Soluções Informáticas em Itália desenvolvido todos os componentes necessários à implementação da directiva, foram criadas as condições para que no momento em que os restantes países, nomeadamente Portugal, transponham a directiva a Koolsite® Soluções Informáticas já tenha as suas aplicações aptas a cumprir com o requerido sem necessidade de tempos acrescidos de desenvolvimento, implementação e adaptação.


MAIS NOTÍCIAS |