NOTÍCIAS

15 de novembro de 2011

KOOLSITE realizou conferência em Lisboa

koolsite insurance anywhere

A Koolsite realizou no passado dia 9 de Novembro de 2011, no Centro de Reuniões da FIL, uma conferência com o tema “Mediação de Seguros – Os Novos Desafios e as Soluções Tecnológicas”.

koolsite insurance anywhere

A primeira parte desta manhã de trabalho foi preenchida com as apresentações do Prof. Figueiredo Almaça que brindou a assistência com a sua visão sobre o “Mercado Segurador – Os principais desafios e estratégias” e onde falou sobre o seguro na economia mundial e europeia, a competitividade no sector segurador, a estrutura e as características da concorrência, o meio envolvente ao mercado segurador e as mudanças que se registam na gestão empresarial.

Rodolfo Gonzalez, abordou o tema “Cloud Computing (SaaS) e os dispositivos móveis, funções e potencialidades. Esta exposição que permitiu a partilha de informações e conhecimentos úteis para os participantes na conferência, explicou as origens destes novos conceitos, os factores que determinaram a evolução, os dispositivos moveis e o seu funcionamento no conceito de Cloud Computing, os seus desafios e os seusCloud benefícios, bem como a enorme penetração que estes dispositivoskoolsite insurance anywhere têm no mercado pessoal e profissional e a tendência de crescimento que se desenha. Rodolfo Gonzalez identificou também os benefícios e os desafios que estão inerentes ao conceito Cloud, sendo que os principais benefícios podem ser resumidos pela possibilidade de utilização da informática sem os inconvenientes de se necessitar duma gestão informática, pela adequação dos custos informáticos à sua utilização e não á sua posse, a possibilidade de acesso a serviços informáticos de alta qualidade e inovação que não seriam suportáveis pela via de aquisição sobretudo nas pequenas empresas, a redução de custos ao eliminar recursos informáticos ociosos, a reorientação de recursos humanos, tempo e capital à actividade da empresa, a flexibilidade para suportar picos de trabalho sazonais e uma maior disponibilidade. No que diz respeito a desafios identificou-se a disponibilidade de aplicações verticais de negocio em Cloud, a adopção deste modelo pelas empresas vencendo a resistência de levar a informática para fora do seu escritório, a complexidade de empresas para transferir aplicações diversas e eventualmente desenvolvidas em casa para soluções mais padronizadas e o desafio fundamental que se coloca ao utilizadores, a necessidade de adoptar o modelo Cloud antes que a concorrência o faça massivamente.

koolsite insurance anywhere

A cargo de Jacinto Furtado esteve a apresentação do exemplo Koolsite e, os benefícios que advém para o sector segurador em geral e para a mediação em particular da utilização duma aplicação que concentre a informação, que permita a sua gestão e o controle além da necessária fiabilidade e mobilidade, aliada à capacidade de desenvolver nova produção. Foram traçados cenários comparativos entre as vantagens de ter à disposição uma solução como a da Koolsite em comparação com uma solução local ou num cenário de nenhuma solução. Espaço também para referir a importância da agilização na troca de informação entre as seguradoras e os mediadores e entre estes e os seus clientes, agilização que se obtém através dos serviços webservices no canal B2B mas também e no que ao canal B2C diz respeito através da presença dos mediadores na internet duma forma genérica e através da disponibilização duma área para o cliente duma forma particular.

A segunda parte desta manhã de trabalho foi compostaCloud por um debate que contou com a participação de Pedro Seixas Vale (Presidente da APS), Mário Vinhas (Director Comercial de Corretores da Generali), Susana Pascoal (Directora de Marketing e Inovação da Lusitânia), Eduardo Romano (Director de Informática da Liberty), Pedro Cardoso (Administrador da PLC Corretores de Seguros), Rodolfo Gonzalez (Gerente da Koolsite) e Jacinto Furtado (Koolsite Business Consultant).

Este debate que foi moderado pelo Prof. Figueiredo Almaça abordou aspectos interessantes e importantes para o mercado segurador. Falou-se de internacionalização, de gestão de conhecimento e de informação, das perspectivas e das experiências que cada um dos membros do painel.

Mário Vinhas, comentava a propósito da sua experiência no mercado internacional a lacuna existente por parte dos mediadores relativamente ao acompanhamento de proximidade com os seus clientes, referindo-se a multinacionais Portuguesas com operações no estrangeiro, nomeadamente em países de leste e latino americanos e em relação aos quais não existe no terreno representação do mediador e que este devia ser um aspecto a ter em conta pelos mediadores no que respeita ao serviço ao cliente. Sobre o mesmo tema Pedro Cardoso referiu que não é fácil a um mediador desenvolver uma operação no exterior porque a distância geográfica e a diferença legislativa e operativa é uma forte condicionante a este tipo de iniciativas.

koolsite insurance anywhere

Na opinião de Eduardo Romano, os mediadores devem dotar-se de ferramentas que lhes permitam gerir o seu negócio e ter disponível a total perspectiva da sua carteira. Opinião também partilhada por Susana Pascoal que acrescentou que uma aplicação que concentre toda a informação do cliente, as suas apólices e o seu potencial é importantíssima para o desenvolvimento do negócio e para a evolução do mercado.

Tema incontornável quando se fala de novas tecnologias, de integração e consolidação de informação são os protocolos webservice com as seguradoras e a sua interligação com as aplicações dos mediadores. A este propósito Pedro Seixas Vale disse que enquanto Presidente da Associação Portuguesa de Seguradores está disponível para desenvolver os mecanismos de trabalho que possibilitem a massificação desses protocolos, mas também deixou a chamada de atenção para o facto de que devem os mediadores através das associações que os representam, nomeadamente a APROSE, promover e incentivar esses debates. Responsabilidade que quis também deixar aos operadores como a Koolsite a quem incentivou a continuar o trabalho desenvolvido nesse campo.

No final dos trabalhos a Koolsite procedeu ao sorteio, entre os mediadores presentes, de três equipamentos de última geração (dois tablets iPad e Samsung e um smartphone 3D da LG). Esta acção com que foram agraciados os presentes foi também um dos contributos da Koolsite para incentivar as soluções tecnológicas que agilizam a mobilidade dos mediadores e que lhes permitem, com as aplicações correctas, estar operacionais em qualquer local e em qualquer momento. Os premiados neste sorteio foram o Sr. José Ornelas da Valor Seguro, o Sr. Américo Almeida da Albuquerque Seguros e o Sr. Tiago Marques da Esfer & Cidade. (Na foto o Dr. Mário Vinhas, Director Comercial de Corretores da Generali a entregar o prémio ao Sr. José Ornelas da Valor Seguro).

Edgar Alba (gerente da Koolsite) comentava no final da conferência, “Foi um passo importante para o mercado da mediação este que hoje aqui demos. A participação dos agentes aqui presentes e a vontade demonstrada por todos os intervenientes para que se unam esforços numa perspectiva de melhorar não só o nível e a qualidade das ferramentas colocadas ao dispor do mercado segurador, mas também a capacidade de resposta dada ao cliente, levam-nos a concluir que a nossa aposta inovadora no que a soluções informáticas para a mediação diz respeito e a nossa postura participativa, activa e interventiva no mercado são factores de diferenciação. Saliento ainda, com satisfação a participação nesta conferência, particularmente no debate que se seguiu, dos representantes de três companhias de seguros e do Presidente da APS que discutiram e debateram duma forma construtiva e didáctica os seus pontos de vista numa total partilha de conhecimentos e experiências que só beneficiam o mercado e que deixam claro que é importante continuar a promover estes encontros e a potenciar o dialogo entre os intervenientes no mercado segurador, atitude que a todos beneficia”.


MAIS NOTÍCIAS |