NOTÍCIAS

05 de novembro de 2010

KOOLSITE promove debate sobre o novo contexto da mediação de seguros em Portugal

Especialistas de diversas áreas reuniram-se ontem em Lisboa para discutir o novo marco legislativo e a importância da gestão da informação para o sector da mediação de seguros em tempos de alta complexidade.

O leque de conferencistas convidados pela empresa, especializada em soluções informáticas para o sector, incluiu representantes nas áreas de mediação, novas tecnologias e legislação.

De início, Rui Matos, gestor da carteira de seguros da Expo 98 e actual sócio da mediadora Atributo, partilhou as suas experiências sobre a gestão de carteiras com a utilização de ferramentas tecnológicas.

Rodolfo González, sócio fundador da empresa anfitriã, deu seguimento ao expor o incontornável tema da tesouraria e da contabilidade na gestão de carteira.

Paulo Antunes, presidente do Conselho de Administração da Franquiger - Gestão de Franquias S.A. e também presidente do Conselho de Administração da Associação Portuguesa da Franchise, falou sobre a vital importância da utilização de ferramentas tecnológicas para modelar os fluxos de trabalho (workflow). O convidado mencionou o acompanhamento da Koolsite no uso desta tecnologia para automatizar os seus processos de negócio, factor fundamental para gerir com sucesso as suas actuais 120 franquias distribuídas em Portugal e Espanha e suportar o ritmo acelerado de crescimento de uma nova loja por semana.

Finalmente, a advogada Sandra Laranjeiro dos Santos expôs sobre a norma 15/2009 do Instituto de Seguros de Portugal, que se refere ao Relato Financeiro dos Mediadores de Seguros ou de Resseguros. Destacou que esta norma, vigente desde Janeiro de 2010, exige a apresentação pública dos relatos, dando relevância ao uso da tecnologia para a sua obtenção e publicação, preferentemente através de websites dos mediadores. A conferencista alertou para o facto de que a data limite da publicação dos relatos de 2010 é 30 de Junho de 2011 e que seis meses é pouco tempo para que os mediadores se preparem para cumprir com estes novos requerimentos.

Na plateia, mediadores de todo o país e parceiros de negócio da Koolsite, como a PT Prime, acompanharam atentamente a sessão de trabalho, que teve como linha mestra a relevância da gestão da informação para a consolidação de projectos e estabelecimento de redes de negócio.

Conferencistas

Rui Matos< possui uma alargada experiência no sector de seguros, tendo sido responsável pela gestão da carteira de seguros da Expo 98. Actualmente é sócio-gerente da Atributo – Sociedade Mediadora de Seguros.

Rodolfo González< é engenheiro informático e possui mais de 25 anos de experiência em seguros. É sócio fundador da Koolsite Soluções Informáticas, Lda. e da sua congénere em Espanha Koolsite Soluciones Informaticas SL.

Paulo Antunes< é formado em Engenharia Civil e exerce funções de administração de empresas desde 1990. Em 2002 fundou a Franquiger - Gestão de Franquias S.A., onde exerce as funções de Presidente do Conselho de Administração desde então, empresa gestora da marca Loja do Condomínio e desde 2009 gestora também da marca LDC Seguros. Desde 2007 é presidente do Conselho de Administração da Associação Portuguesa da Franchise.

Sandra Laranjeiro dos Santos< é advogada e mediadora de conflitos, com certificação reconhecida pelo Ministério da Justiça. Tem pós-graduadações em Direito das Empresas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e em Contencioso Tributário, pelo ISG - Instituto Superior de Gestão, para além de ser especializada em Fiscalidade, pelo Overgest Business Schooll / ISCTE. Mestranda em direito fiscal, é actualmente formadora nas áreas de direito comercial e direito fiscal (IEFP, Horizonte Eficaz Consultoria, Lda.) e colabora com diversas publicações fiscais portuguesas, entre as quais o Portal Fiscalidade.info. Tem mais de uma centena de trabalhos e artigos publicados na área fiscal.


MAIS NOTÍCIAS |